terça-feira, março 20, 2007

DISCRIMINAÇÃO! ISSO É FEIO!!!


Proposto pelo Lino, um tema bastante interessante, como outros que ele já propôs, falamos sobre DISCRIMINAÇÃO;

Discriminação – "é o nome que se dá para a conduta (ação ou omissão) que viola direitos das pessoas com base em critérios injustificados e injustos, tais como: a raça, o sexo, a idade, a opção religiosa e outros".

O assunto é bastante falado, punições se prometem, mas o que vemos no dia a dia, que o ato de discriminar pessoas está enraizado no ser humano.
É comum ouvirmos as pessoas dizerem: Sou preconceituoso, reconheço, porém não discrimino ninguém, uma vez que não estou violando os direitos de outros.
Engano, uma vez que o preconceito afasta as pessoas, impede qualquer convívio ou interação, não fosse o preconceito.
Uma pena, porque muitas vezes quem perde é exatamente a pessoa preconceituosa, deixa de conhecer e aprender muito com pessoas que são discriminadas e descartadas.
Agora, de verdade a preocupação maior está exatamente naquelas pessoas que se dizem não ter preconceitos.
Bate no peito dizendo: Eu não discrimino ninguém.
Eu por exemplo, acho que não discrimino as pessoas, mas este é um bom momento, para reflexão, um motivo para olhar para dentro, fazer um bom exame de consciência, e se (me) perguntar:
Será?

6 comentários:

Anônimo disse...

Aninha,
Devemos mesmo sempre nos fazer essa pergunta e refletir se não temos atitudes e pensamentos preconceituosos.
Acho que não tenho não, mas estou fazendo o exame de consciencia nesses dias. Um beijo querida e um ótimo dia!

Lord Broken Pottery disse...

Aninha,
Talvez eu ande insistindo muito no tema mas considero discriminação a manifestação mais abjeta da falta de educação. Não consigo aceitar que alguém que leia, estude, seja sensível, admita o preconceito.
Beijão

Anônimo disse...

Anna
Essa é uma das "pragas" sociais mais antigas e ativas.
Discriminar outro ser, nada mais é do que rejeitar o diferente, não admitir que você é único (justamente o grande milagre da criação!), é distanciar-se de Deus.
Infelizmente o ser humano ainda está longe, muito longe da perfeição.
Beijos e obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Exato!! Fazer a auto-reflexão!!
Temos que começar por nós para combater o preconceito e a discriminação!!

Abçs

Anônimo disse...

Anna, gostei de seu questionamento: será que também não somos preconceituosos ?
Estamos todos juntos nesta campanha e é um bom momento para refletir sobre nossas próprias atitudes. Afinal, falar é fácil, não é ? Podemos machucar uma pessoa sem perceber.
Um beijo e uma boa quarta-feira.

Anônimo disse...

Aninha, como já disseram aqui, também acho que a reflexão é o caminho. O preconceito afasta as pessoas na medida em que cria um conceito antecipado de alguém que nem se chegou a conhecer. No século XXI, discriminar parece coisa do século XV. Abraços, Mário.