quarta-feira, agosto 15, 2007

PREOCUPAÇÃO X ALEGRIA.

As coisas nem sempre são como a gente quer.
Desde ontem, temos a presença deliciosa do Érickinho conosco. O Valter foi à São Paulo buscá-lo, porque estava com uma crise fortíssima de bronquite.
Se a presença dele nos deixa imensamente felizes, por outro lado, sofremos com a doença dele.
Como a Camila precisa trabalhar, e ele tem que tomar os medicamentos na hora certa, precisamos trazê-lo para junto de nós, para que eu possa cuidar do meu pequeno.
Hoje já está melhor, já brincou um pouco, mas está perdendo aulas.
Tinha comigo um link muito interessante já há algum tempo, de um blog, do qual a esposa do nosso amigo Cejúnior faz parte. É o blog da Alergia.
Fui atá lá, achei uma curiosodade da qual eu não sabia, embora tenha dois asmásticos em casa. O Pablo e o Érick.
Por isso trouxe à vocês a matéria sobre o suco de maça.
Mas vale a pena, quem tem problemas desse tipo dar uma olhada no blog, tem muita coisa boa.

Curiosidades divulgadas na mídia sobre asma

Crianças que bebem suco de maçã com freqüência têm menos tendência a desenvolver os sintomas da asma, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Coração e Pulmões, na Grã-Bretanha.

Os pesquisadores perguntaram aos pais de crianças entre cinco e dez anos de idade sobre os hábitos alimentares de seus filhos e sobre quaisquer sintomas a asma que eles tenham sofrido.

Apesar de não ter havido uma relação direta entre o diagnóstico oficial de asma e o consumo do suco, houve uma forte ligação entre sintomas como a falta de ar e a dificuldade para respirar e o consumo do suco de maçã.
A pesquisa, publicada no European Respiratory Journal, concluiu que as crianças que tomam o suco ao menos uma vez por dia têm a metade das chances de sofrer com falta de ar do que aquelas que bebem o suco menos de uma vez por mês. O estudo revelou ainda que comer a maçã em vez de tomar o suco da fruta não surtiu o mesmo efeito.

Tipos de suco

De acordo com os pesquisadores, o suco de maçã não precisa ser fresco para funcionar contra a falta de ar. Sucos longa-vida tiveram o mesmo efeito. Peter Burney, que liderou o estudo, disse acreditar que os "fitoquímicos" presentes nas maçãs ajudam a acalmar as inflamações nas vias respiratórias que é importante na asma.
Ele disse ainda que não ficou claro por que comer maçãs não apresentou o mesmo resultado nas crianças, já que outras pesquisas feitas em adultos mostraram que a fruta reduzia o risco de asma. O pesquisador Mike Thomas, da organização Asthma UK, disse que o estudo era mais uma prova do efeito protetor das maçãs.

Outra pesquisa divulgada na semana passada pela Universidade de Aberdeen concluiu que mulheres que comem muitas maçãs durante a gravidez estão protegendo seus bebês contra asma.

Mas tem muito mais lá a ser visto. São diversos tipos de alergia, que muitas vezes desconhecemos.
Alí em cima coloquei o link, mas volto a colocar aqui, para quem se interessar.


http://blogdalergia.blogspot.com/search/label/Asma



UP DATE: 17/08/07. Hoje é dia de blogagem coletiva.
Um minuto de silêncio e exigir Ordem e Progresso, exigir respeito, querer ser tratados como gente. Dar um basta à tanta bandalheira.




9 comentários:

Anônimo disse...

Olá Aninha: obrigada pelo seu carinho e pelo incentivo ao nosso trabalho. Se eu puder ajudar de alguma forma com seu Érick, conte comigo. Tenho bodas de ouro com a asma (como asmática) e bodas de prata como alergista e lembro: a asma (ou bronquite) pode ser tratada e controlada para que ele não precise faltar aulas ou limitar sua vida. Um abraço,
Fatima Emerson

O Meu Jeito de Ser disse...

Fátima, eu quem agradece pela sua atenção.
Pode acreditar que vou procurar ajuda sim.
Já vi lá no blog que tenho espaço para perguntar, tirar dúvidas. Um fale conosco, enfim, está disponibilizado lá muitas maneiras de sermos ajudados.
Vou divulgar muito mais o trabalho de vocês, e publicar mais aqui.
Quero ainda falar sobre as bombinhas, que sempre tive preconceito e ví coisas muito boas lá.
Agradeço de coração Fátima, você e sua equipe por nos presentear com tantos esclarecimentos.
Um beijo.

Anônimo disse...

Aninha querida, sei q está muito ocupada tanto com as confecções, como com a família, a vida do dia-a-dia (adia? Hehehe). acho q apesar de carentes e vontades correspondentes, bom ver vc com a vida tão repleta! Ausente eu, como já disse, pois à procura de um lugar cheinho de vida como o seu. Bjs, querida, beijos tb ao Valter. Qqr notícia de lançamento de livro, nos PAN-LITERÁRIOS? ou quesitos mais (inclusive algo em q possa ajudar) só emeiar. Bj.

Eu... disse...

Ana..
Melhoras pro seu pequeno.. que Deus abençoe e ele fiquei bom logo!! Medicina alternativa, né?! Boto maior fé nisso... já vi ótimos resultados.. Super beijo e ótimo fim de semana...

Anônimo disse...

Aninha, gostei de ver seu apoio lá na Verediana, para a blogagem coletiva de hoje. O Brasil, e os brasileiros de bem, contam com você!

Bjs

Anônimo disse...

Aninha, fez bem, e da forma sutil e oportuna, sua colaboração na blogagem coletiva. Fui conhecer o blog da Cilene, por vc recomendado, e gostei da forma DIRETA e OBJETIVA que abordou o tema!

Bjs e obrigado por participar!

Nise disse...

Olá minha querida, parabéns pelo blog!são poucos os que tem conteúdo rsrsrs
Espero que seus pequenos melhorem logo, essas viradas de tempo nos fazem sofrer muito, essa semana tb fiquei um pouquinho ruim, com a rinite atacada =( mas nda melhor do que se cuidar né?
Aproveitando gostaria de lhe desejar um ótimo final de semana e te convidar para uma visita no meu blog.
Bjos

Unknown disse...

Imagino a tua preocupação, Anninha! Espero que o Erick já esteja bem.
Esta semana só não fui lá ver a minha neta que tb tava doente pq ela melhorou bem.

Gostei muito do blog da alergia, até mandei o link para os meus filhos que são alérgicos. Eu começei a ter alergias agora, depois de velha, vê se pode!

Bom findi!
Bjs.

Anônimo disse...

Aninha
Sei qe é ter criança alégica. Minha filha do meio teve muita alergia. Se naquela época eu tivesse acesso a essas dicas que vc deu agora, teria evitado muita afiição à criança e à família.
Passemos adiante essas descobertas.
Bjs