terça-feira, janeiro 30, 2007

DIA DA NÃO VIOLÊNCIA!


A proposta de falar hoje sobre a não violência foi feita, e eu topei. Falar da não violência, falar de paz.

Muito se fala, muito se vê. A violência está espalhada, como um câncer, que vai matando aos poucos. Vai contaminando, vai seguindo pelas entranhas, vai se instalando.

O fruto da violência, todos conhecem, é a dor, são as lágrimas de muitas famílias, atingidas por ela, na maior parte da vezes, sem que as procurem.

Aí, paramos e pensamos: O que fazer, além de rezar e pedir a Deus pela paz no mundo?

Acredito, que como toda grande obra, há de se ter um começo, mesmo que um trabalho de formigas, tímido, pequeno, quase imperceptível, mas temos que começar, pelo pequeno espaço de nossos lares. Temos que analisar a educação que estamos dando aos nossos filhos e netos.

Será que estamos fazendo deles, homens que trabalham pela paz? Será que não estamos fazendo deles homens que querem levar vantagens, que querem o "olho por olho"?

Estaríamos nós colocando no coração de nossos filhos, a bondade, o amor, o dom do perdão?

Estamos nós fazendo de nossos filhos do sexo masculino, homens que não têm vergonha de chorar? que não têm vergonha de dizer: "Eu te amo"? Pessoas que demonstram a sensibilidade que trazem à flor da pele, sem com isso sentirem-se menos machos, ou diminuídos?

Antes de cobrar das autoridades, ou do mundo, acho que é hora de fazermos uma auto análise, e verificarmos se podemos dormir tranquilos, com a sensação do dever cumprido.

Afinal, o que o pai colocou em nossas mãos, foi uma grande responsabilidade, colocou seus filhos, para que cuidássemos e educássemos os mesmos.

Será que estou fazendo bem a minha parte? Afinal terei de prestar contas disso.

Um comentário:

Claudio Costa disse...

É isso: o cultivo da não-violência começa em casa! Seu sorriso mostra que você faz a sua parte!!! Paz!