O assunto é bastante sério.
Nesta semana, estava assistindo o noticiário na TV, e numa matéria sobre hipertensão infantil, fiquei abismada com os números.
Cada dia, mais crianças, no geral pelo fator obesidade, sofrem de hipertensão e todos os demais sintomas gerados por ela.
Encontrei aqui coisas espantosas:
Além de doenças como diabetes do tipo 2, cardiopatia, problemas pulmonares e até mesmo câncer de estômago e intestino, a obesidade infantil causa a hipertensão arterial, uma moléstia considerada típica dos idosos. Segundo dados do Instituto da Criança (IC) do Hospital de Clínicas (HC) de São Paulo, uma em cada seis crianças de até 10 anos está com peso pelo menos 20% acima do ideal. Nos anos 80, apenas 3% eram obesas. Hoje, seis de cada dez brasileiros entre 6 e 14 anos, que vivem nas grandes cidades, apresentam sintomas de stress.
Para os pediatras, a hipertensão arterial infantil é assunto de preocupação razoavelmente recente (duas ou três gerações). Até então a literatura médica não previa para crianças problemas como colesterol alto, hipertensão e tendinites causadas por esforço repetitivo. Doenças de criança sempre foram sarampo, cataporas, caxumba e rubéola. Devido ao surgimento precoce dessa patologia, a medicina continua apenas engatinhando na área e os especialistas ainda procuram por métodos de diagnósticos e formas de tratamento.
Muitos pediatras tratam da hipertensão infantil como um fenômeno característico da vida moderna, dizem que o sedentarismo, as comidas gordurosas e o stress estão invertendo o relógio biológico das crianças.
"É preciso chamar a atenção dos pais para a prevenção da enfermidade, pois as conseqüências no futuros costumam ser devastadoras. Pode ocorrer o estreitamento ou rompimento das artérias, dificultando a circulação do sangue para todo o organismo. O resultado pode gerar combinações graves e até mesmo fatais, como infarto do miocárdio, derrame cerebral e insuficiência renal",
Bem, eu não estou aqui, para ensinar nada prá ninguém, mas me sinto na obrigação de alertar, minhas queridas amigas, jovens mães. Cuidem de seus filhos,saibam dizer não às tentações na alimentação.
Não tenham preguiça de cozinhar, o que a sua criança come em casa, você sabe o que ela está comendo.
Incentive e acostume seus filhos a comerem legumes e verduras. Lembre-se que para qualquer gosto diferente eles torcem o nariz. É assim quando começam a comer a papinha, o gosto do sal lhes é estranho, mas eles se acostumam.
Aproveitem a água do cozimento do brócolis, couve flor, e utilizem no arroz.
Os talos de couve e outros legumes, podem ser colocados no feijão, e depois retirado.
Quando os meninos eram pequenos aqui em casa, pelo menos uma vez por semana fazia uma sopa bem reforçada, cozinhava a carne, reservava, colocava todos os legumes para cozinhar, em seguida, tudo aquilo que eles torciam o nariz, batia no liquidificador e voltava na panela com a carne, todos comiam de tudo. E iam se familiarizando com os gostos.
Pelo amor de Deus, saibam dizer não, à grande quantidade de lanches, pizzas, etc...
Lembre-se, a hipertensão, assim como o diabetes e outras doenças, nos priva de uma série de coisas que gostamos, e o seu filho poderá ser uma criança ou um jovem infeliz desde cedo, por ter de se privar definitivamente de tantas coisas que gosta, quando nós que os amamos tanto, podemos colaborar para que se isso tiver que acontecer, que seja o mais tarde possível.