segunda-feira, fevereiro 26, 2007



O assunto é tão importante quanto quando falamos sobre problemas que afetam a saúde da mulher.

Afinal, para quem vive juntos durante tantos anos, chega o momento em que se há de ter compreensão um com o outro. O problema é que na maior parte das vezes, não temos conhecimento do fato. Os homens são terrivelmente teimosos em não querer buscar ajuda e conhecimento de coisas que lhes afligem. Na verdade, odeiam médicos.

Ví ontem uma reportagem na televisão, e resolvi procurar, conhecer e falar sobre o assunto. Aqui, encontrei isso, mas tem muito mais.


ANDROPAUSA
Tanto o termo Andropausa quanto CLIMATÉRIO MASCULINO, podem ser ambos clinicamente inadequados. Na menopausa, de onde se faz a analogia com Andropausa, ocorre invariavelmente a falência dos ovários e o fim do ciclo reprodutivo da mulher. No homem, com o avançar da idade, diminui a produção de vários hormônios, principalmente dos chamados esteróides sexuais. O que realmente existe é uma síndrome caracterizada por deficiência. Mas, como o termo já adquiriu status de verdade creio podermos usá-lo sem maiores prejuízos da ciência.


No homem, a chegada do envelhecimento físico pode vir junto com a falta desejo sexual, esta última muito ligada ao fator psicológico e, em alguns casos, à diminuição da produção de testosterona, o hormônio sexual masculino. Essa fase pode ser chamada de Andropausa.

A Andropausa não é igual para todos os homens, mas todos experimentam alguma diferença no modo de sentir a vida a medida em que a velhice vai chegando. Embora a idade seja a causa da Andropausa, os homens mais emotivos, menos autoconfiantes e seguros de si estão mais predispostos aos efeitos da apatia.

A produção do hormônio testosterona costuma diminuir, de forma discreta, quando os homens ultrapassam os 50 anos. Isso é fisiológico e natural. Depois dos 40 anos, a testosterona começa a diminuir cerca de 1% ao ano, entretanto, quando essa queda é mais acentuada, o fenômeno leva o nome de Andropausa e alguns homens podem apresentar problemas.Portanto, a Andropausa seria o resultado das disfunções sexuais e os problemas físicos provocados pela diminuição do nível de testosterona que atinge homens com mais de 50 anos.

Nessa fase, em 15% dos casos surgem sintomas como perda de interesse sexual, problemas de ereção, falta de concentração, queda de pêlos, aumento de peso, irritabilidade e insônia, entre outros. O medo de enfrentar desafios, seja na vida particular ou profissional, é um dos sintomas mais comum.
Quando é a insônia que mais importuna o paciente, deve ser tratada, quando são os distúrbios de ereção, é isso que deve receber tratamento, ou a depressão, o ganho de peso e assim por diante.

Em torno dos 55 anos, às vezes até mesmo antes, começa a perda de libido e o interesse sexual diminui ou desaparece. Apesar do homem ainda ter ereção peniana sua vontade de sexo está prejudicada. Mais tarde surge também a dificuldade em ter ou manter a ereção, juntamente com alterações de humor, irritabilidade, sintomas depressivos e alterações da memória, entre outros.
Tal como acontece nas mulheres, por volta dos 35-40 anos o homem também passa a ter maior propensão para engordar e, com a Andropausa, essa tendência se agrava. Mas o aumento de peso na Andropausa se deve ao aumento da gordura corporal, havendo simultaneamente uma maior perda de massa muscular. Essa perda muscular se agrava ainda mais pela falta de atividade física.
Além da diminuição do desejo sexual também sofre diminuição a disposição mental e disposição para o trabalho. O déficit de Testosterona no cérebro leva também a constantes episódios depressivos, dando a sensação de que a vitalidade se reduz a cada dia que passa.

O assunto é sério, e tem muito que se ler e conhecer, e só assim podemos ajudar quem está do nosso lado, a passar por momentos tão difíceis, uma vez que sabemos que os dois têm momentos difíceis para vencer. Claro, que sabemos também que algumas pessoas desenvolvem mais que outras propensão para ter os sintomas de uma ou outra doença. Mas, se desconhecemos, o problema, não podemos nem saber se o temos ou não.

terça-feira, fevereiro 20, 2007

HÁ QUE SE PENSAR!


Propositadamente, deixei passar alguns dias, depois da blogagem coletiva sobre a violência cometida contra uma criança indefesa, e sua família, como foi o caso do menino João Hélio.
Mas queria voltar ao assunto, para falar de um tópico, que aliás toquei naquele post, que é a intolerância, e por que não dizer violência, também que cometemos contra aqueles que cometeram o crime e suas famílias.
No dia em que foram presos, as pessoas, diante da delegacia, tentando extravasar sua raiva, e o lado violento que todo ser humano tem, queriam a todo custo colocar as mãos naqueles que foram o motivo de tanta dor para a família do garoto.
Em outra ocasião, tentaram apedrejar a casa dos pais de um dos assassinos.
Temos esse direito? Não estamos nos igualando à eles, quando colocamos nossa raiva prá fora? Será que estamos sendo melhores que eles?
Conheci uma família, gente honesta, trabalhadores. O casal tinha dois filhos. Sempre lutaram para criar e educar os filhos.
Tinham uma vida mais ou menos confortável, sem problemas financeiros maiores.
Pois bem, um belo dia, um dos filhos, o mais novo, envolveu-se com os "dito" amigos, em um roubo.
Foi o desabamento de tudo, do mundo, da alegria, até da saúde.
Eles, assim como ninguém que os conhecia, podiam aceitar que aquilo tinha acontecido.
Era muita dor, ver um filho na prisão.
Muitas vezes, como amiga e vizinha, ouví da mãe entre lágrimas, pedir perdão à Deus, e dizer: Será que não seria melhor se Deus tivesse levado meu filho para junto dele?
Pelo menos não veria tanto sofrimento dele dentro da prisão, dormindo no chão, cheio de insetos, chão frio, fora o tratamento que têm.
Bom, ele esteve preso por um pequeno período de mais ou menos três meses, era réu primário, e respondeu o processo em liberdade. Claro, que a família o ajudou a se recuperar, deram emprego, que ele não iria conseguir, se não fosse dessa forma.
Ele conseguiu. Nunca mais se envolveu com a criminalidade.
Mas, tem um outro caso muito mais triste, que também acompanhei.
O que quero dizer com isso, não é que tenhamos que perdoar, ou deixar prá lá, um caso tão triste como esse, mas que devemos lutar para que mude as leis, que elas existam em igualdade para todos.
Que não temos o direito de querer vingança, de querer fazer com eles, o mesmo que fizeram com os pais do João.
Há de pensar sim, no coração dessa mãe, que está vendo seu filho na prisão. Será que quando acalentou aquele bebê, que gerou e deu a luz, pensou ou quiz um futuro desses para o seu filhinho?
Não chora ela hoje, e se pergunta: Onde foi que eu perdí o meu bebê? Para quem eu perdí meu filho?
Mãe é sempre mãe. Mesmo que involuntariamente seja mãe de um assassino.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

JANTAR ESPECIAL!!!!

Penne a la carbonara(by Valter/Meiroca)
Vejam só que lindo prato!
Pois é, foi isso que o "Bem" fez para o jantar ontem.
Meirinha, foi uma visita ao Pomodoro, que o inspirou.
Bom, na verdade ele sempre gostou de cozinhar, e ontem estava inspiradex.
Fiquei deitadinha no sofá com as pernas elevadas, só no descanso.
E ele lá na cozinha preparando. Agora o sofrimento é que aqui a nossa casa temos a nossa cozinha tipo americana, apenas um balcão separa a sala da cozinha, e aí o cheiro bom estava me matando de fome.
Meire, aqui temos o hábito de pegar uma receita e dar uns pitaquinhos, para deixar do nosso jeito. E o que ele mudou vou te contar, colocou umas castanhas do pará bem picadinhas, e vou te falar: a massa ficou de comer rezando, e de joelhos!
O Tiago, tem o costume de só comer macarrão bolognesa, mas ontem deu uma nota boa para a massa que o pai preparou.
Eu fiz assim, de zero à dez, eu dei nota doze, o Tiago, deu nota nove, mas para quem não é chegado à uma massa branca, a nota foi máxima.
Bom, quando quiserem experimentar uma massa feita com capricho e carinho, vai aqui o convite, É só aparecer, e quem quiser, aproveita e passa lá no Pomodoro ver umas deliciosas receitas da Meiroca.
Eu garanto que a receita das coxinhas de galinha, ela não publicou lá.
Amor, valeu! Sua massa estava "divina".
Vou reclamar sempre que estou cansada, só para comer uma comidinha diferente, e feita com tanto carinho.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

LUTO!




Proposto por amigos, hoje devemos falar, e elevar nossos pensamentòs ao caso do pequeno João, morto com a maior das crueldades possíveis no Rio de Janeiro, na semana passada.

Como não pensar na dor da família? No sofrimento que será todos os dias de vida que ainda lhe restam?

Tomara que esse sofrimento não seja em vão, que a população, com toda indignação que está sentindo possa amolecer um pouquinho que seja o coração dos nossos governantes, responsáveis pelas ditas leis, que só existem para alguns.

O momento é de dor, e não queremos que isso também caia no esquecimento, como tantos outros casos.

Quero ainda aqui dizer que o momento é de luto, não só pela família do pequeno João, mas também pelas famílias daqueles monstros que provocaram tanta dor.

Nenhum pai, nenhuma mãe merece reconhecer que gerou e criou um monstro, no seio de sua família. A dor deles também é grande. E, nenhum de nós têm o direito de julgar a família, como fizeram na última semana, apedrejando a casa dos pais de um dos garotos.

Temos que respeitar essa dor também, eles são pais, tanto quanto os pais de João, e acredito que quando tiveram essas crianças nos braços, quando lhe deram amor, quando sonharam um futuro bonito para seus pequenos, não foi, com toda certeza a cadeia, ou o sofrimento de saber que saiu tudo errado.

Por isso, essa flor, singela, mas para dar alento ao coração de todas essas famílias envolvidas em tanta dor e sofrimento.

domingo, fevereiro 11, 2007

PERGUNTAS E RESPOSTAS!

Estive lá no blog da minha amiga Jane, fiz um comentário, e aí me sobrou este post aqui.
Achei interessante.
Faço aqui as perguntas. Você apenas faz um comentário, deixa um endereço de email válido, eu vou te responder por email.
Vamos lá:
1) Te direi porque visito teu blog (se nao tiver visitado, eu pulo essa);
2) Te direi algum fato que me faça lembrar de você;
3) Te falarei o que lembro de quando te conheci pela primeira vez;
4) Vou te associar a um animal/fruta;
5) Perguntar algo que sempre quis saber sobre voce;
6) E como resposta, voce precisa postar isso no seu blog!
Bom, eu achei divertido a brincadeira, adorei saber o que ela pensa sobre mim, por isso estou mostrando à voces.

1) Te direi porque visito teu blog (se nao tiver visitado, eu pulo essa);

Porque vc escreve bem, conta fatos reais, interessantes, fala muito da familia (coisa que me faz muita falta aqui) e porque desde o começo te achei muito sincera.
2) Te direi algum fato que me faça lembrar de você;

Sempre que falo da vida, das dificuldades vencidas, dos obstáculos difíceis mas não impossíveis de serem superados. Te vejo como uma guerreira, vencedora. Quando penso na minha propria historia de vida me lembro de vc(por causa da historia que vc contou no blog, que acompanhei, sobre o maridão). Tive meus dramas também(um dia te conto pessoalmente) e por isso sempre me lembro de vc contando aquela historia, que graças a Deus foi superada.
3) Te falarei o que lembro de quando te conheci pela primeira vez;

Sempre que falam em amigo secreto né? Alguem diz Amigo Secreto, me lembro logo de ti. Foi através dessa brincadeira da Meire que encontrei vc e pude te dar um cheiro, pude trocar boas energias com essa pessoa linda que és tu.
4) Vou te associar a um animal/fruta;
Um leoa. Sério. Uma leoa, guerreira, forte e vencedora. Apesar da aparencia delicada como uma gatinha, vc é forte como uma leoa, faz tudo e mais um pouco pelos filhos.
5) Perguntar algo que sempre quis saber sobre voce;

O que te levou a criar um blog?

6) E como resposta, voce precisa postar isso no seu blog!
apenas as perguntas tá?


Beijinhos,

Jane


Jane querida, respondo sua pergunta em um próximo post tá

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

ATITUDES ECOCONSCIENTES! VOCÊ TEM?

A Denise, me incubiu de uma tarefa. Como sou obediente, estou aqui para cumpri-la.
Eu deveria falar de três atitudes ecoconscientes. ( Af! que nominho!).
Bom, mas eu tenho para enumerar aqui, não só três, mas muitas mais. Claro, que não vou falar de todas.
Costumamos aqui em casa aproveitar o máximo a água de chuva. Temos uma caixa grande que usamos como reservatório. É bem tampada, e uso essa água para lavar roupas, lavar o quintal, regar as plantas, uma vez que ela não tem cloro.
Temos um pequeno canteiro, em que plantamos verduras e legumes, sem uso de agrotóxicos.
Temos uma caçamba, onde fazemos a mistura de terra e restos de verduras e legumes para utilização como adubo orgânico.
Usamos garrafas de água mineral recicladas como vasos, nem tudo que quero plantar, tenho espaço nos canteiros .
A água de enxague da roupa, é usada também na lavagem do quintal.
Para dispensarmos o lixo produzido, utilizamos as sacolas que vêm do mercado.
Procuramos deixar as luzes apagadas o máximo possível, principalmente quando não há ninguém no local.
Todos os papéis usados para rascunho, são papéis já utilizados em outras tarefas.
Como não temos carro, deixamos de consumir combustível. Caminhar ou andar de bicicleta é o melhor exercício e não polui. Utilizamos ônibus ou Vans de lotação, quando temos que nos dirigir à locais mais distantes.
Isso sem contar que economizo gás de cozinha, usando meu fogão de lenha. (a lenha? resíduos de construção que o bem recolhe. Feijão, doce e outras coisinhas mais, tudo no fogão de lenha.
Bom, ficaria aqui por um tempo enorme dizendo tudo que faço pensando na minha economia e contribuindo para o bem do meio ambiente, mas vou ficandopor aqui, e deixar um pouco para outras pessoas.
De, espero que tenha feito direitinho minha tarefa.
Beijos menina!
Bom, a Denise me pediu que passasse a tarefa para três pessoas,então vai lá:
Vamos lá gente falar sobre suas atitudes.

domingo, fevereiro 04, 2007

TPM, UM ASSUNTO SÉRIO!



Este assunto é realmente muito sério, como eu acredito que nunca tive, fui dar uma olhadinha no que passam um grande número de mulheres.

TPM prá mim, é como caviar para o Zéca Pagodinho, "nunca ví, não comí, só ouço falar"

Mas achei interessante este texto, encontrei aqui:

Já houve um tempo em que as alterações de humore os desconfortos apresentados pelas mulheres antes do período menstrual eram rotulados como problemas psiquiátricos. Até hoje não raro essas manifestações são interpretadas como capricho ou mera desculpa para faltar ao trabalho. Felizmente, para as cerca de 18,5 milhões de brasileiras de dez a 49 anos que sofrem de Tensão Pré-Menstrual (TPM), esse quadro está mudando. A medicina já possui uma boa compreensão do problema e dispõe de recursos bastante eficazes para transformar aqueles dias infernais em um período mais tranquilo e equilibrado

O empenho da ciência se justifica. De um a 15 dias antes da menstruação, as mulheres com TPM apresentam um conjunto de alterações físicas e psíquicas que podem interferir no desempenho profissional e nas relações sociais e familiares. Para quase quatro milhões delas, essas mudanças são tão intensas que a vida vira do avesso. São cerca de 150 sintomas, como inchaço, ansiedade, crises de choro e irritação, que afetam até quem está ao redor. Além disso, 70% das filhas de mulheres com TPM tendem a manifestar os mesmos sinais. “Não está claro se isso ocorre por hereditariedade ou por imitação, como um comportamento aprendido”, diz Roberto de Almeida Prado, chefe do departamento de obstetrícia e ginecologia da Santa Casa de São Paulo.

Para os especialistas, a oscilação hormonal é uma das vilãs do problema. Na metade do ciclo menstrual, inicia-se a produção de progesterona, que se estende até a menstruação. Nessa fase, o nível de estrógeno cai até desaparecer um ou dois dias antes de a mulher menstruar. “Como os sintomas da TPM surgem por volta do 14º dia, acredita-se que a progesterona esteja relacionada com a síndrome”, explica Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo. O papel que cabe à progesterona, porém, é de mero coadjuvante. Ela não atua diretamente na gênese dos sintomas, mas em alguns mecanismos que provocam esses sinais. O hormônio, por exemplo, estimula a ação deenzimas que atacam a serotonina, neurotransmissor (substância responsável pela transmissão de informação entre neurônios) envolvido no processamento dasemoções e do comportamento.
O tratamento da TPM varia entre mudança de hábitos e medicações específicas.Para sintomas leves, a orientação é dieta, exercícios físicos e relaxamento. Evitar cafeína, cigarro e álcool é indicado para quem sofre de ansiedade. Analgésicos e acupuntura são recomendados para as dores de cabeça. Já as formas mais severas de TPM e as que estão relacionadas a problemas como agressividade, depressão e choro fácil têm sido tratadas com antidepressivos leves. Por exemplo, a fluoxetina (princípio ativo do Prozac) em pequenas doses. O importante é que é possívelvencer a síndrome. A secretária Marilene de Moraes, 43 anos, é prova disso. Erasó a menstruação se aproximar, que ela se transformava. Deixava de ser expansivae alegre, não conversava com ninguém e chorava sem motivo. “Foi um alívio descobrir que havia tratamento. Não há razão para se conformar com osofrimento que a TPM causa”, garante.

Embora, nunca tenha sentido nenhum dos sintomas, que conheço, por conviver com pessoas, que lamentavam ter sensações tão ruins, e ter que trabalhar normalmente, e fazer de conta que não estava acontecendo nada, sempre me interessei pelo assunto, e sóme restava ser solidária com quem sofria com o problema.

Até por isso, acho que nunca sofri desse mal, não tinha nada do que elas me apontavam como sendo a tal da TPM.

E você têm, ou já teve?

sábado, fevereiro 03, 2007

PARABÉNS!! PARABÉNS!!


Hoje é um dia muito especial! Dia de mandar flores!
Dia de celebrar o nascimento de alguém muito especial.
Hoje é aniversário da Meiroca.
Papai do céu, sempre bondoso, resolveu presentear o mundo, com uma pessoa tão especial, com um coração tão generoso, e, mais bondoso ainda, quando permitiu que ela cruzasse nossas vidas.
A Meire é uma pessoa muito amada em nosso mundo blogueiro, claro, que isso, exatamente por ela ser como é.
Tem muitos amigos, e é atenciosa com todos da mesma forma.
Meire, tenho certeza, que todos pensam como eu. Nossas vidas não é mais a mesma, desde que conhecemos você.
Não há um só dia, que não vamos bater à sua porta. No geral a encontramos, e quando isso não acontece, já nos preocupamos em saber, se está bem de saúde, se algo aconteceu.
As vezes a encontramos doentinha, e todos se apressam logo em lhe passar receitinhas de remedinhos da vovó, para que fique bem.
Claro, como gostamos muito de você, queremos que esteja sempre bem.
Queremos ver sempre esse seu sorriso, que nos encanta, e nos faz tanto bem.
Meire querida, parabéns! Que Deus continue abençoando você, que tenha muita saúde, muita alegria, e muito, mas muito amor!
Nós amamos você!

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

LIÇÃO DE CASA!

Embora com certo atraso, estou mais uma vez fazendo dever de casa.
Dessa vez foi a Bela, minha amiga querida, que me incubiu de fazer a lição de casa.
Tenho que dizer aqui, cinco motivos para ser feliz. Bom isso prá mim é bico.
Vai até ser difícil escolher cinco, porque tenho todos os motivos para ser feliz.
Mas, começando, coloco em primeiro lugar;
1- A vida, tenho bons motivos para celebrar a vida, afinal só por isso, tenho todos os outros motivos. E, mais,para quem quase já perdeu a vida como eu, pode e deve celebrar a mesma.
2- Uma família que amo tanto. Um marido que é companheiro, amigo, amor, que preenche toda a minha vida. Três filhos, que Deus me deu para completar a felicidade de um lar. Um neto que é a maior paixão da minha vida. É minha alegria, meu sorriso, meu olhar tranquilo, é o resultado da soma de felicidade que me foi permitido.
3- Grandes e muitos amigos. Por todos os lugares que passei em minha vida, fiz e conservei muitos e queridos amigos, e ainda estou aberta à amealhar muitos outros.
4-Saúde. Isto no decorrer de minha vida, dos meus cinquenta e dois anos, tenho sido presenteada, o que as vezes tenho, são probleminhas de saúde, facilmente contornáveis.
5- Alegria de viver, sim, porque alguém que têm tudo isso que tenho, quer o que mais? Ficar reclamando da vida? Claro que não, tenho mais é que viver, viver bem, sorrir muito, amar muito, e aproveitar bem dessa felicidade.
Tenho que tirar proveito até dos momentos em que alguma pequena tristeza se aproxima.
Hoje por exemplo,estou com meu coração bem apertadinho.
O Érick, meu pequeno amor, depois de 35 dias aqui comigo, curtindo as férias, e claro, a vovó amando isso, vai voltar para casa dele. Na segunda recomeça o ano letivo.
Mas, aproveito isso, para encher meu coração de esperança, e esperar com alegria, um final de semana, que ele possa vir me ver, e que eu possa abraçá-lo muito.
Enfim, falar de um tema como esse prá mim, daria para fazer nãoum,mas diversos posts. Mas, espero ter conseguido realizar bem meu dever.
Bela, o que acha? Posted by Picasa