terça-feira, janeiro 30, 2007

DIA DA NÃO VIOLÊNCIA!


A proposta de falar hoje sobre a não violência foi feita, e eu topei. Falar da não violência, falar de paz.

Muito se fala, muito se vê. A violência está espalhada, como um câncer, que vai matando aos poucos. Vai contaminando, vai seguindo pelas entranhas, vai se instalando.

O fruto da violência, todos conhecem, é a dor, são as lágrimas de muitas famílias, atingidas por ela, na maior parte da vezes, sem que as procurem.

Aí, paramos e pensamos: O que fazer, além de rezar e pedir a Deus pela paz no mundo?

Acredito, que como toda grande obra, há de se ter um começo, mesmo que um trabalho de formigas, tímido, pequeno, quase imperceptível, mas temos que começar, pelo pequeno espaço de nossos lares. Temos que analisar a educação que estamos dando aos nossos filhos e netos.

Será que estamos fazendo deles, homens que trabalham pela paz? Será que não estamos fazendo deles homens que querem levar vantagens, que querem o "olho por olho"?

Estaríamos nós colocando no coração de nossos filhos, a bondade, o amor, o dom do perdão?

Estamos nós fazendo de nossos filhos do sexo masculino, homens que não têm vergonha de chorar? que não têm vergonha de dizer: "Eu te amo"? Pessoas que demonstram a sensibilidade que trazem à flor da pele, sem com isso sentirem-se menos machos, ou diminuídos?

Antes de cobrar das autoridades, ou do mundo, acho que é hora de fazermos uma auto análise, e verificarmos se podemos dormir tranquilos, com a sensação do dever cumprido.

Afinal, o que o pai colocou em nossas mãos, foi uma grande responsabilidade, colocou seus filhos, para que cuidássemos e educássemos os mesmos.

Será que estou fazendo bem a minha parte? Afinal terei de prestar contas disso.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

VALEU A BRINCADEIRA!!

Amigos!
Fiz uma brincadeira no post do último dia 19, e fiquei surpresa, com o desenrolar das coisas.
Passei a tarefa, e fiquei feliz, com a resposta.
A Bete passou a tarefa para o Valter, para saber da opinião masculina, e para Luz, que com seu senso de humor maravilhoso, nos presenteou com um belo post.
Houve uma frase da amiga Yvone, que fez o post, mas sentiu-se incomodada em publicar, então me passou por email.

"O que mais me encanta e me incomoda no meu marido é ele ser ele, com tudo de bom e ruim que tem direito. "
Achei a frase de muito bom gosto, e resumiu tudo.
Mas, sinceramente, o que mais me surpreendeu foi o post que o Ery fez, a pedido do Valter, incorporou a alma feminina. Por isso fiz questão, com autorização dele, de mostrar aqui o post. Vale a pena conferir:

Quinta-feira, Janeiro 25, 2007
[traveling] O QUE INCOMODA?
Por mais loucuras que eu cometa, não permita Deus que eu perca este meu jeito de voar. [parodiando Paulo Leminski]
Ao Valter Ferraz, provavelmente numa dessas brincadeiras que correm em alguns blogs, foi perguntado "o que acha incômodo nas mulheres". Depois de apresentar um rosário de atitudes no post de 22/01/2006, não satisfeito, rolou-me esta bola na esperança que eu marcasse um gol de placa.
Bem, primeiro é preciso que fique bem claro que a mim o maior incômodo seria a falta de mulheres.
Segundo, não vou conseguir marcar o gol porque o "bandeirinha" é uma mulher e, no momento do passe, ela assinalou impedimento. Não! Não tirem conclusões apressadas. Acontece que vou responder de uma forma diferente.
Considerei o "off-side" porque penso ser interessante interromper para avaliar esta questão com outra tática e iniciar uma jogada diferente. Assim, no difícil exercício da empatia, decidi tornar minha alma uma personagem feminina e dizer de alguns pensamentos cujas razões são implícitas.
Incomoda-me alguns homens imaginarem que sou diferente pelo simples fato de ser bonita, vestir-me da forma mais compatível a valorizar minhas formas, ter idéias próprias e expor, quando necessário, de forma autêntica e sem subterfúgios, todos os meus temores e meus mais profundos desejos.
Costumam, muitas vezes, pensar-me apenas como objeto dos seus mais recônditos instintos. Por mais interessante que seja, descarto qualquer indivíduo que antes do meu âmago analisa e se empolga com minha condição de independência financeira.
Desconhecem que tudo que conquistei é resultado de denodado esforço, competitividade e produto do cultivo de bons valores absorvidos através da formação. Esta me conscientizou, desde cedo, a respeitar direitos, condições e potencial humano sem acepções. E a estudar muito.
Jamais perco meu tempo com homens que só me enxergam como frágil. São aqueles que esquecem o poder do carinho de uma mulher, e que só elas sabem aplicá-lo, como tônico prescrito para tantos percalços diários e que são também decorrentes das incontáveis fraquezas masculinas.
Divorcio-me daqueles homens que atualizam diariamente sua listinha de atividades caseiras, separando-as conforme o sexo.
Não me interessam os puritanos, aqueles que me confundem quando faço da cama o meu palco e lá, por amor e desejos, represento todas as personagens da minha vasta fantasia.
São tolos os que negam a individualidade pensando que possuir é anular. Falta-lhes a percepção que o ciúme é como uma patologia latente só capaz de se manifestar quando há desrespeito e abusos. E que do contrário é possível conviver e ser feliz sem que a "causa-mortis" seja decorrente.
Fujo dos desmotivados e impotentes da intelectualidade.
Penalizo-me dos que contam a idade pela gama cinza dos seus cabelos, esquecendo que a fonte do vigor fundiu os territórios do coração e do cérebro em um espaço chamado vontade de prazer e espírito otimista, cujo centro energético chama-se sorriso e onde as decisões são confabuladas pela majoritária alegria de viver e seus conselheiros dinâmicos.
São vazios os que preferem Paulo Coelho e as fanfarrices de Ivete Sangalo na TV, em detrimento de Neruda, Gabriel Garcia Márquez, Saramago, Guillebaud, Rubem Alves, Rubem Braga, Fernando Sabino, Mônica de Carvalho, Cecília Meireles, Chico Buarque, Tom Jobim (hoje é dia de lembrar o Maestro!) e outros monstros.
Para os arrogantes, avarentos, mentirosos e desmedidos sociais digo-lhes que percorram o mundo à busca de alguém que os tolere.
Aos penduradores de cuecas no box do banheiro recomendo-lhes morar num acampamento, longe do meu território.
Aos que se apaixonam pelo jardineiro, pelo costureiro dos seus ternos ou pelo personal-training ofereço o cartão do psicólogo, despeço-me, desejo-lhes felicidades e troco a fechadura da porta.
Entrego as chaves a um namorado novo que seja apenas campeão.
Por fim, já que estou quase "desincorporando", detesto os homens que não gostam de conversar, ignorando a arte de se projetar para o fim dos anos, quando na realidade o que nos restará como motivos serão as lembranças de todas as loucuras que fizemos.
Antes que me esqueça, hoje à noite vou caprichar naquela produção assassina. Acenderei as madeixas. Usarei vestido fino e esvoaçante sobre a minúscula lingerie com cinta-liga. Escolherei o melhor perfume e maquiagem. Combinarei os acessórios e quero alguém que, depois de um romântico jantar (pode ser um tortelonni di ricota i castagno d'india , molho four maggi, entrada de carpaccio di mignon, regado a um vinho tinto, como o clássico Bola, da Valpolicella, com profiterólis na sobremesa seguido de um café com creme) à luz de velas e mesa com rosas, me leve para dançar.
Na plena madrugada, serei Luz Del Fogo! Aí, já será hora de voltar para a horizontalidade do meu palco...

Valter, do que estávamos falando? Era futebol?

Tenho ou não razão.
Arrasou Ery!

quarta-feira, janeiro 24, 2007

AMIGOS!


Ela chegou assim:

Um rosto lindo e meigo. Sorriso nos lábios. Os olhos? Esses tinham o ar de criança, como só as crianças podem ser. Transparentes e dóceis.

Assim chegou a Jane hoje.

Ela havia me ligado para que eu arrumasse um lugar para ela ficar com seus filhotes. Arrumei aqui próximo de casa, um apartamento, mas ela teve problemas e não conseguiu vir. Já não estava mais esperando. E, ela chegou de surpresa.

Eu poderia fazer aqui um discurso, que voces passariam uma semana lendo, mas nem assim, eu conseguiria transmitir a felicidade que eu sentí.

A minha ex amiga secreta e virtual, hoje deixou de ser virtual e passou a ser real. O nosso abraço, ou abraços, provaram isto.

Ela veio apenas me fazer, como ela mesma disse, uma visita relâmpago, foi mesmo muito rápido, mas claro, foi o suficiente para demonstrarmos nosso carinho.

Não fosse suficiente ela ter feito uma viagem corrida de mais ou menos 200km, só para me ver, pois chegou na madrugada, e já estava de volta, mais 200km, ainda me trouxe alguns mimos. Depois eu mostro, me trouxe vinho do porto, que eu não conhecia pessoalmente, e um rosário de Fátima, que ela visitou e comprou para me presentear.

Mas a sensação de felicidade que eu experimentei hoje, não dá para descrever aqui.

Cabe aqui dizer, que a querida Meire, é parte responsável por essa alegria. Só conhecí a Jane, mesmo virtualmente a partir do amigo secreto. Meirinha, voce ajudou, e muito.

Enfim, queridos amigos, estou muito feliz, meu ano começou bem. Portanto amigos, que estamos prometendo nos ver, me aguardem!

Afinal já disse isso em um post anterior, que queria muito conhecer amigos virtuais este ano que se iniciava

Bom, não tivemos tempo de tirar nenhuma foto, mesmo porque a Jane me disse que não tira fotos, segundo ela tem vergonha, embora eu tenha dito a ela, que sem motivo, pois ela é linda!

Enfim, hoje estou mesmo em estado de graça. No início da próxima semana, ela estará retornando para Portugal. E, aí vamos voltar a nos comunicar, via blog e email.

Jane e Meire, eu amo voces duas.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

O QUE TE ENCANTA, E O QUE TE INCOMODA?


Como todo mundo, tenho aquelas coisas que me encanta, e aquelas que me incomoda em um homem.
Gostei desta brincadeira de passar a brincadeira,então no final vou passar a bola para algumas pessoas.
Se tem uma atitude que me incomoda muito em um homem, é a grosseria.
Nunca gostei, nem me senti à vontade quando um homem grosseiramente achando que estava fazendo elogios passava aquela "cantada" grosseira, como por exemplo chamar uma mulher de gostosa para que ela ouça, ou fazer comentários sobre partes de seu corpo, que são mais "fartos".
E, olha que eles sempre acham que estão abafando, e dizem que as mulheres gostam disso. Enganados.
Outra coisa. Quando voce está com um homem, falando com ele, e o dito cujo, nem está prestando atenção no que voce está dizendo, está vendo coisas "mais" interessantes.
Mas, claro, ao oposto disso, têm aquelas atitudes que fascinam, que encantam uma mulher, é a gentileza, a educação. Isto nas menores atitudes, no simples ato de ofertar uma flor, num simples olhar, na troca de atenção, na interação.
Todo mundo gosta de falar e ser ouvido, mais que isso, numa conversa a dois, o melhor é a cumplicidade.
Num pequeno gesto, um homem pode mostrar seu interesse por uma mulher, não pode esquecer que a mulher dá importância para os pequenos gestos.
Pode começar aí uma grande conquista, a mulher gosta de ser notada, gosta de ser admirada, mas não gosta de ser abordada grosseiramente.
Tenho certeza que vamos ter coisas interessantes sobre o que encanta, e o que incomoda no outro.
Bom, então passo a bola para:
Quero ver o que voces têm a dizer, e passem a bola prá frente

terça-feira, janeiro 16, 2007

CUMPRINDO PROMESSAS!


Conforme havia prometido para a Elena, há alguns dias, tinha que postar aqui sobre meus desejos para 2007.
Bom, não sou de fazer planos, mas, claro, que tenho aquelas coisinhas que quero realizar.
Pedidos? Peço apenas que Deus continue a me dar saúde, que dê saúde para o meu bem, para os meus filhos, e para o meu neto.
Quero continuar neste ano de 2007, sendo exatamente como eu sou.
Quero continuar sendo feliz, quero continuar tendo muitos amigos, fazer novos amigos, e continuar amando aqueles que já fiz.
Acho que na verdade tenho muito mais a agradecer que pedir. Talvez por isso, o motivo do meu post anterior.
Nunca fui uma pessoa insatisfeita, sempre agradecí o que tenho.
Neste exato momento por exemplo, em que estou postando aqui, estou vendo e ouvindo as notícias sobre a cratera aberta em S Paulo.
E, aí não tem como não agradecer a Deus por tudo que tenho.
As pessoas mostram até num momento deste de tragédia sua insatisfação com a vida. Enquanto uns choram o desaparecimento de seus entes queridos, outros que perderam apenas a casa onde moravam se revoltam, e fazem exigências, do tipo: "Quero uma casa igual ou melhor que a que tinha".
Tudo bem, que uma casa tem toda uma história de vida, mas nesse momento, acredito que seria hora de solidariedade, não de tanta preocupação com bens materiais, afinal quem está reclamando poderia ser uma das vítimas, e aí, para quê iria querer casa nova? Para levar para o céu?
Sabemos que o homem é omisso, mas tragédias acontecem. E, sabemos que quando acontece com simples mortais, são levados para escolas públicas, ficam amontoados, dentro de salas de aulas, todos juntos.
Nesse caso, as vítimas foram levadas para hotéis, estão tendo acompanhamento, não foram abandonadas à própria sorte, e ainda assim, encontram motivos para reclamar?
Tenho certeza que essas pessoas não valorizam a vida, não como eu, que só quero viver, viver bem, e viver feliz.
Tudo bem, que segundo diz meu marido, eu não preciso de muito para ser feliz, mas isto é apenas o que quero para este ano de 2007. Ser feliz, muito feliz!
Tem uma outra coisinha que quero muito realizar. Conhecer e abraçar amigos virtuais.
Há alguns deles, que acredito estar mais perto disso, em virtude da localização em que nos encontramos. Márcia Clarinha, Yvone, DO, Mônica Montone e outros. Há também a promessa de encontrar a Lys, que embora esteja tão longe, planeja vir para o litoral este ano, e talvez aí nos encontremos.
Bom não daria uma lista de desejos, mas quero bastante heim?

sexta-feira, janeiro 12, 2007

INSATISFAÇÃO!


O homem reclama quando tem e quando não tem; reclama quando chove e quando não chove, o mesmo acontecendo com o calor. Se está desempregado reclama, mas, após empregar-se, algumas semanas depois, inicia toda uma insatisfação por estar ganhando pouco. Não sabia, ao empregar-se, qual o salário que receberia?

Em verdade, os anseios do homem são insaciáveis, com suas raras exceções. O fim de algo alcançado serve de trampolim para outros desejos. É o que acontece, normalmente, sem que tal anseio seja percebido pelo que o acalenta.
De um modo geral, a criatura humana não está satisfeita com o que tem, e a sua primeira atitude é reclamar contra Deus, como se ele fosse o culpado de tudo de ruim. Mas, de bom, não! De bom ele, o reclamante, fez por merecer.
Achei interessante este texto que encontrei aqui:
Na verdade a insatisfação é inerente ao homem, vemos todos os dias, ao nosso lado, casos de insatisfação.
Acho que o problema é quando essa insatisfação afeta o dia a dia do ser humano, sabemos que a mesma gera doenças físicas e psíquicas.
A insatisfação leva o indivíduo à uma situação de stress, que vai culminar em outras doenças.
Sinto muita pena, quando vejo alguém, que mal começa a trabalhar, depois de muito tempo sem emprego, e, ela vem. Em poucos dias já se instalou, e lá vai começar todo um drama de consciência.
Um indívíduo que têm problemas de insatisfação, quer muito conquistar uma pessoa, sente que o amor pelo outro é eterno. Mas basta conseguir que a outra pessoa o (a) ame, para que imediatamente queira partir para uma nova conquista.
Nunca atinge nenhum gráu de felicidade, que na verdade, é o que todos nós buscamos.
Eu me pergunto: Por quê tanta insatisfação?

terça-feira, janeiro 09, 2007

A ORDEM NÃO ALTERA EM NADA!

Entendam assim.
O primeiro post era para vir depois. Tentei corrigir, mas a droga do blog está teimando comigo. Me irritei, e deixei prá lá.

HORTA SEM AGROTÓXICOS II


A foto da direita, é um belo pé de pimenta dedo de moça, está com carga total.
A foto da esquerda, são os pés de pimentões. Observem o detalhe, que eles foram plantados em uma lata velha de tinta, e o outro em um pequeno balde de plástico que quebrou e não servia mais para roupa.
Já comemos muitos pimentões daí, agora esses já começam a madurar.
Ainda tem os temperos, que não foram mostrados nas fotos.
Eu adoro plantar e cuidar das minhas plantas. E, o mais gostoso é ir lá e colher. Todos os dias tenho que tirar os quiabos para que não endureçam, então vou tirando, todos os dias, três ou quatro e guardando na geladeira, em poucos dias, temos o suficiente para uma refeição.
Bom, um outro assunto hoje, é para dizer que temos gente nova na blogosfera.
Adelino é um grande amigo, trocávamos conversas e comentários em blogs de amigos comuns, até que ele criou coragem e abriu seu próprio blog.
É uma pessoa inteligente, que têm muito a nos oferecer em seu espaço. Convido a todos meus amigos queridos a fazer uma visitinha ao blog doamigo Adelino.

HORTA SEM AGROTÓXICOS!



Aqui têm feito muito calor. E, em virtude disso ontem choveu o dia todo, começou às sete da manhã, e aquela chuvinha fina se estendeu até à noite.
As minhas plantinhas agradecem.
Vejam a felicidade da flor do quiabo.
Tenho aqui na frente de casa, ao lado da entrada para carros, dois canteitros, um de cada lado, com 2 mts de comprimento por 0,50 cm de largura.
Aqui tenho muita coisa plantada.
Já comemos desses pequenos canteiros, alface, almeirão, couve, muito tomate, e, agora é a vez dos quiabos, beringela e pimentões.
Já está semeado a rúcula, que logo vai tomar o espaço dos quiabos e beringelas.

O post continua, tentei postar as outras fotos, mas o blog é assim, cheio de manias e vontades, então dividí.

sábado, janeiro 06, 2007

OLHA QUE LINDOS MEUS CARTÕES!

Estava devendo esta postagem.
Recebí os cartões de amigo secreto dia 20 de dezembro .
A minha amiga é a Jane Patrícia, que me enviou estes dois lindos cartões.
Um de natal, e este cartão de diversos pontos do Algarve em Portugal.
São lugares lindos, que só aguçou ainda mais a minha vontade de conhecer Portugal.
Não havia postado ainda por falta das fotos. Só agora, com a presença da Paula aqui em casa, que fotografou os cartões pude mostrar a todos.
No mesmo dia enviei um email à Jane agradecendo.
Agora o melhor disso tudo é que a Jane poderá deixar de ser amiga secreta e virtual para ser amiga real. É que ela está aqui no Brasil, e me mandou um email dizendo que na próxima semana virá para uma cidade do interior de S Paulo, São Roque. Vai me ligar, e talvez venha com os filhotes para praia, sendo assim poderemos nos ver, e falar tudo que não temos tempo de falar aqui através do blog.
Estou ansiosa e aguardando, torcendo para que dê certo
 Posted by Picasa

quinta-feira, janeiro 04, 2007

VOLTA À ROTINA!

Nesses últimos dias, estava praticamente impossível sentar aqui e visitar meus amigos.
A casa estava cheia, o computador fica na sala, e quando me levantava, pulava por cima de uma meia dúzia dormindo no chão.
A casa é pequena e estava com muitas visitas.
Ontem meu irmão e a família voltaram para casa deles, no interior de S. Paulo, na região de Pres. Prudente.
Agora ficou ainda o meu pequeno, para que possamos curtí-lo um pouco mais.
Aos poucos vou visitando a todos, que estou com saudades.
Continuo fazendo meus vestidos, afinal estamos em plena temporada, e os turistas gostam.
Claro, que o comerciante para quem eu costuro, gosta ainda mais.
Mas tudo vai se acomodando. Posted by Picasa

VOLTA À ROTINA!

Aos poucos vou voltando à rotina. Esta é a Paula, uma amiga, que mora no interior de Sâo Paulo, e está aqui conosco. Ela está vestindo um dos vestidos que estou costurando.
Ontem foram embora meu irmão e a família. Posted by Picasa